Como está sua situação financeira? No cenário de crise que vivemos, muitos vão responder que se encontram em um momento difícil. Mas será que isso acontece mesmo? Você já parou para pensar na situação financeira em que se encontra agora?

Além de entender como funciona a organização financeira, é importante saber o motivo que te leva a fazer certas coisas. Por exemplo: eu quero ou não ter uma situação financeira mais organizada? Ter isso claro em sua mente é o primeiro passo para começar.

Se a resposta for sim, vamos lá!

Primeiro de tudo, nós vamos avaliar como se encontra sua situação financeira. Para isso, tenha papel e caneta nas mãos. E não deixe para depois. Se não, você esquece. Quanto mais cedo começar a se organizar, mais cedo sua situação financeira vai melhorar.

Situação financeira: qual é meu diagnóstico?

As finanças são extremamente importantes em nossa vida. Quando trabalhamos, começamos a nos sentir mais independentes, com mais poder sobre nossas decisões e sentimos, também, mais confiança em nós mesmos.

Porém, muitas pessoas sentem dificuldade em como lidar com suas finanças. Por isso, nós precisamos estabelecer metas desde o começo.

Pense em tudo que você quer deixar de gastar e até mesmo tudo o que deseja realizar (seja uma casa, um carro ou até mesmo um produto mais caro). Você pode conseguir esses sonhos se começar a se organizar desde agora. Acredite: é possível. E, às vezes, você nem precisa fazer grandes esforços para isso.

Basta perceber em que está gastando agora de modo supérfluo.

Para começar, tente analisar como está sua situação financeira no momento. Você pode fazer uma lista dos gastos (os necessários e os supérfluos) agora. O importante é reparar como estão seus gastos, assim você pode começar uma série de análises. Como, por exemplo, entender o padrão de consumo, quais compras você faz por necessidade e quais acontecem por impulso. Sabe quando você está na loja, vê uma blusa em promoção e compra por conta disso? Às vezes, você nem precisa da peça, mal vai usá-la, mas o impulso te faz deixar alguns reais na loja.

Como melhorar a situação financeira com dicas importantes

O primeiro passo para seu diagnóstico é anotar: desde os gastos mais simples até os maiores. Não importa se você comprou uma bala no supermercado ou um celular. Tudo precisa ser anotado.

E não adianta dizer que usa o cartão e que tem controle por conta do extrato. Nós, muitas vezes, nem lembramos onde gastamos aquele valor. Principalmente porque nem sempre o nome da loja vem no histórico.

Outro fator que te ajuda a controlar sua situação financeira é separar quanto você precisa para cada área da sua vida, como contas da casa, parcelas, entretenimento e poupança. É sempre bom guardar um valor por mês. Não importa se é R$ 50 ou R$ 500. Nós nunca sabemos quando vamos precisar de uma reserva para um momento importante.

Outra dica é fazer uma planilha com seus gastos fixos, como metas, contas que você tem todos os meses e parcelamentos. Dessa forma, você pode alimentar esse arquivo mensalmente com os valores utilizados. Alguns gastos são fixos, como contas de luz, telefone, escola dos filhos… Então você já sabe quanto do seu salário é destinado para isso todos os meses.

E registre! Registre tudo mesmo. Alguns aplicativos para smartphones, inclusive, ajudam nesse processo: você pode acabar de fazer uma compra e já registrá-la no app. Dessa forma, o controle da sua situação financeira fica mais fácil. E claro: evita compras por impulso.

O importante é entender que sua situação financeira depende muito da sua organização. Por isso, não deixe para depois. Comece agora! Com o tempo, esse processo fica bem mais fácil e natural. Acredite!