Meeting People Friends Sharing Community Diversity ConceptManter boas relações de trabalho é algo positivo por diferentes motivos. Isso porque quem pensa que o trabalho é unicamente o local onde devemos desempenhar as tarefas pelas quais fomos contratados está muito enganado: o espaço também é de comunicação e interação, onde desenvolvemos também uma vida social com nossos colegas.

Desenvolver bons relacionamentos no trabalho é importante também por várias razões: é assim que você fica mais animado para ir trabalhar, se diverte, tem sempre alguém para conversar e, é claro, vai criando uma incrível rede de networking.

Porém, é compreensível o fato de que nem sempre é fácil criar uma boa interação com os colegas de trabalho – muitas vezes nos deparamos com pessoas de personalidades distintas com as quais a convivência se torna mais complicada.

E neste sentido é certo afirmar que não vale a pena se desmotivar por isso – com algumas atitudes simples você pode manter relações de trabalho muito melhores daqui pra frente com seus colegas de trabalho.

Vamos conferir algumas dicas?

Segundo os especialistas, os colegas de trabalho mais difíceis para se lidar são os impositivos, os dissimulados, os donos da verdade, que estão sempre certos, os que só reclamam e os passíveis. Para evitar qualquer tipo de conflito com os mesmos a recomendação é: tenha autocontrole. Agir impulsivamente pode acabar comprometendo inclusive a sua própria imagem no trabalho.

Por isso, manter a calma, ser assertivo e dizer exatamente o que você precisa ou pensa sem qualquer tipo de rodeio é o mais indicado para lidar com os mais difíceis colegas de trabalho. Seja firme, porém, sem ser agressivo (com gestos ou palavras). Educação e respeito, neste sentido, são a base. E o mesmo vale para os colegas de trabalho dramáticos, oportunistas, ansiosos, irritantes e até mesmo para os ‘ladrões de comida’.

Saber diferenciar a vida pessoal, acadêmica e familiar da profissional também é fundamental – e caso você não crie essa barreira na sua vida pode ser que você também acabe se tornando um desses colegas de trabalho difíceis de lidar.

Para a melhor convivência, lembre-se também de separar as amizades pessoais das relações de trabalho. Se um colega seu foi indicado e entrou na mesma empresa que você, ótimo: mas saiba diferenciar isso para não prejudicar a própria imagem e de seu colega.

Evitar relacionamentos sentimentais também é uma boa dica para melhorar as relações de trabalho. Ser cortês, educado e atencioso com todos, por outro lado, é fundamental – mas tome cuidado para que os colegas não passem dos limites, abusando de sua boa vontade.

Além disso, trate todos da forma como você também gostaria de ser tratado pelos seus colegas de trabalho. Afinal, de nada adianta reclamar que o colega é muito chato, muito quieto ou muito reclamão se você também for como ele, não é mesmo?

Tenha paciência e, inclusive, se esforce para conhecer essas pessoas, o que com certeza fará com que você também enxergue as suas qualidades. As primeiras impressões geralmente podem enganar muito e, por traz das aparências, seus colegas de trabalho podem ser pessoas incríveis e que você adoraria manter por perto. Que tal se esforçar um pouquinho mais?