SWOT Analysis to Identify an Individual ConceptContinuando com o tema abordado no artigo Plano de Marketing Pessoal – você já fez o seu?, a segunda etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal é composta pela identificação dos pontos fortes e pontos fracos, ou pontos com oportunidade de melhoria. Para isso é necessário analisar a sua visão sobre si mesmo e como as outras pessoas se relacionam com você. Assim, indico abaixo vários itens que podem representar forças ou oportunidades de melhoria (OM). Sugiro que avalie cada um deles (e outros que achar pertinente) e classifique como força ou OM.

Conhecimentos

  • Sobre quais atividades / conhecimentos as pessoas procuram você, seja no trabalho, na família, com os amigos ou na faculdade?
  • Quais assuntos você domina? Você pode usar esses conhecimentos para desenvolver novas atividades?

Relacionamentos

  • Como você é conhecido pelas outras pessoas? As pessoas o(a) procuram ou o(a) evitam?
  • Como estão seus relacionamentos? Você costuma cultivar amizades ou só conhece muitas pessoas?
  • Como está seu relacionamento com as pessoas mais próximas?

Finanças

  • Como é o seu relacionamento com o dinheiro? Você costuma fechar no vermelho, manter as finanças equilibradas ou gastar menos do que ganha e poupar?
  • Como estão seus hábitos de consumo? O que você usa como parâmetro para fazer suas compras? Você concorda com eles?
  • Você está satisfeito com sua condição financeira atual, considerando a relação receitas x despesas?

Saúde

  • Você está satisfeito com a sua saúde em geral? O que gostaria de mudar?

Apresentação

  • Você está satisfeito com a sua imagem ou como as pessoas o(a) veem?

Organização e Trabalho

  • Você se acha produtivo? Precisa melhorar suas técnicas de organização?
  • Você cumpre os compromissos assumidos?
  • O método que usa para se organizar está atendendo suas necessidades?

Cidadania e voluntariado

  • Como você contribui para a melhoria da nossa sociedade? Está satisfeito com essa participação?
  • Você participa e se manifesta em relação aos assuntos e decisões que incluenciam sua vida e a das outras pessoas?

A etapa atual será concluída no próximo artigo, quando identificarmos no mercado as oportunidades e ameaças existentes. Relacionando as duas informações é possível criar um plano de ação para superar os desafios encontrados. Nas empresas, esse processo é conhecido por análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats) ou FOFA (Pontos Fortes, Oportunidades, Pontos Fracos e Ameaças), e é de extrema importância na elaboração das estratégias de marketing.

Assim, no próximo artigo concluiremos nossa análise SWOT pessoal.