Por que você deve definir prioridades e dedicar-se ao que é importante?

Por que você deve definir prioridades e dedicar-se ao que é importante?

Você já percebeu como é difícil a gente se lembrar do que é importante? Estamos tão longe de definir prioridades em nossa vida, justamente porque nosso foco está no tempo que gastamos em coisas que não são tão essenciais.

Definir prioridades: por que é tão importante?

Quando estamos tentando correr atrás dos nossos objetivos, definir prioridades se torna essencial. Isso porque é muito fácil esquecer o que importa. A gente para em um momento da vida e percebe: fiz nada que gostaria! Isso porque trabalhou muito, gastou tempo resolvendo e fazendo coisas que não são tão prioridades assim.

Então, quando percebemos, perdemos a oportunidade de brincar com nossos filhos, não aproveitamos a companhia de quem amamos, como pais, amigos e namorados, e ficamos estacionados na vida.

Por que a gente acaba tendo a oportunidade de definir prioridades e não faz? Por que acabamos valorizando tanto o que nos faz bem mas, quando podemos aproveitar isso, deixamos de lado?

Nós precisamos pensar diariamente sobre isso: ter a oportunidade de ficar com quem amamos e fazer o que nos dá prazer. Nós gastamos tanto tempo, tanta energia e tanta dedicação em atividades que não traz o retorno que gostaríamos. Por que não definir prioridades e usar tudo o que você tem para elas?

Como definir prioridades em sua vida?

Às vezes, nós queremos fazer algo, como limpar o armário ou a casa. E temos tanta coisa para fazer que se torna impossível conseguir abraçar tudo. Mas esquecemos de definir prioridades. Por exemplo: o armário e a casa estão lá. Eles ficarão sujos após 5 minutos da limpeza. E as coisas importantes? Nós deixamos para lá e não prestamos atenção. Você já reparou isso?

O que é mais importante para você: aproveitar sua família ou deixar a casa limpa? Sair com seu companheiro ou ficar até mais tarde no trabalho? Definir prioridades é isso: entender que precisamos aproveitar o que temos agora.

Tudo isso para não chegar no futuro e pensar: por que não aproveitei? Eu poderia ter feito mais e não fiz. O que aconteceu naquele dia que fiquei o dia inteiro me dedicando à limpeza da casa ou ao trabalho? Eu precisava ter feito isso ou poderia ter deixado para depois?

Por isso, reflita para definir prioridades na sua vida. O que você quer fazer? O que realmente é importante para você? Aproveite para se dedicar a isso! Tire um tempo de qualidade para tudo que importa, seja um projeto pessoal ou um tempo com quem você ama. Pense sobre isso e coloque em prática! O que eu posso diminuir no meu tempo que não vai fazer diferença? Foca no que muda algo em sua vida, nas coisas que realmente quer lembrar no futuro.

Quando olhar para trás, o que você quer ter de lembrança? Sorrisos, momentos felizes com a família e amigos, um passeio diferente? Ou trabalho, dedicação ao que não te faz feliz e tempo perdido em coisas que não são tão importantes? Tudo depende de você e, por isso, definir prioridades é tão essencial.

About The Author

Elaine Maria

Elaine Maria é Especialista em Prosperidade Sustentável, Coach e Educadora Financeira. Ajuda você a (re) organizar sua vida e suas finanças e ter dinheiro para fazer o que quiser.