photodune-11365070-action-plan-xsContinuando com o tema abordado no artigo Plano de Marketing Pessoal – você já fez o seu?, a quinta etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal é composta pela definição de ações para cada objetivo e pelo estabelecimento de prazos. É nessa etapa que criamos uma planilha de acompanhamento de metas e objetivos pessoais, no qual precisamos estabelecer:

Alvo => aquilo que, ao ser atingido, vai indicar que o objetivo foi atingido.

Item de controle => forma pela qual um objetivo será monitorado.

Período => período ou data para realização do objetivo.

Ações => o que será preciso fazer para atingir o objetivo.

Pode até parecer um pouco redundante as metas compostas por objetivos e, por sua vez, objetivos compostos por ações. De fato, essa riqueza de detalhes pode nos dar a sensação que fazer e usar uma planilha para acompanhamentos de metas e objetivos vai tomar muito tempo. Mas isso não é verdade. Inconscientemente, na maioria dos casos nós sabemos o que precisa ser feito. Por isso, desdobrar uma meta só vai facilitar o monitoramento de seu progresso e sua realização. Dito isso, passemos à ação.

Elaborando uma planilha para acompanhamento de metas e objetivos

Retomando a meta e um dos objetivos do post anterior, vou exemplificar como completar a elaboração do acompanhamento de metas e objetivos. A meta a ser usada é:

Meta => Ser considerado referência em marketing social em meu trabalho e no meu círculo de amizades.

E o primeiro objetivo que desdobra a meta é “fazer especialização em marketing social“. A seguir, demonstro um exemplo de desdobramento desse objetivo.

  • Como consideramos que o curso de especialização foi concluído? Geralmente, quando recebemos entregamos o trabalho de conclusão e recebemos o certificado, que será o alvo.
  • Como fazemos o acompanhamento para garantir que o alvo será atingido? Em algumas instituições, garantindo notas nas disciplinas maiores do que sete ou oito (mais audaciosa). Esse será o item de controle.
  • Já o período, nesse caso, é o tempo em que normalmente se conclui o curso.
  • E o que deve ser feito para que o objetivo seja atingido? Nesse caso, podemos considerar as seguintes etapas:

Ação 1. Procurar um curso de especialização reconhecido pelo mercado
Ação 2. Fazer a matrícula no curso
Ação 3. Estabelecer rotina de estudo semanal de, no mínimo, 4 horas
Ação 4. Concluir todas as matérias no tempo normal.

  • Assim, essas etapas serão incluídas no plano como ações, que deverão ter prazos estipulados dentro do período para conclusão do objetivo.

Abaixo inseri uma figura que mostra um exemplo de planilha, com todos os objetivos relacionados a uma meta:

plano-de-acao

fonte: a autora

Esse é o modelo que eu sigo para fazer a minha planilha de acompanhamento.

Não existe certo ou errado em planejamento pessoal. O que existe é a prática e a sensibilidade que se adquire com o passar do tempo. Além disso, todas as etapas para elaboração do plano, bem como a planilha de acompanhamento de objetivos e metas podem (e devem) ser revisadas periodicamente, a fim de se ajustarem a novas situação. E esse será o assunto do último post sobre como elaborar um plano de marketing pessoal.