ID-100111199Segundo estimativa realizada pelo SPC Brasil, um profissional hoje está demorando cerca de 8 meses para se recolocar no mercado de trabalho, média muito superior aos 6,8 meses de 2014 (fonte: daqui).

Diante desses números, o profissional precisa estar atento às oportunidades que podem lhe garantir um período de transição breve e menos estressante. Para ajudar nesse processo, seguem x dicas que podem fazer a diferença para você:

Prevenir é melhor do que remediar. Uma das melhores garantias de redução de estresse para uma pessoa em fase de recolocação é ter uma reserva financeira. Considerando que você pode ficar 8 meses ou mais para se recolocar, o melhor é fazer uma reserva que garanta de 10 a 12 meses das suas despesas atuais.

Após a demissão, adeque seus gastos à nova situação. Considere que suas reservas e a indenização recebida deverão durar por pelo menos 12 meses. Priorize quitação de dívidas, assim você se livra dos juros e ainda pode negociar um desconto à vista. Se a recolocação demorar mais do que espera, considere vender itens que não esteja usando. Caso tenha mais de um carro, vender um pode resultar numa economia significativa.

Mantenha o ritmo. Falta de emprego não é sinônimo de falta de trabalho. Você pode, por exemplo, aumentar sua qualificação através de um curso ou estudando por conta, melhorar seu networking através do LinkedIn, fazer o que vinha adiando a tempos como pintar o seu quarto, ou até realizar alguma atividade para ganhar dinheiro nesse período – e que pode se tornam uma excelente renda extra depois.

Por fim, considere procurar ajuda profissional. Passar por uma demissão é um momento muito difícil, e pode impactar muito negativamente na vida da pessoa. Mas também pode ser a oportunidade para analisar e ajustar os rumos que sua vida está tomando. Buscar ajuda profissional pode ser uma boa opção, pois amplia sua visão e revela caminhos que, sozinho, geralmente não consideraria. Um bom exemplo é uma das minhas clientes, advogada experiente, que buscou ajuda para recolocação profissional e durante o processo de coaching percebeu que tinha condições de abrir seu próprio escritório. Nunca sabemos ao certo do que somos capazes antes de tentar.

Gostou desse artigo? Quer ler outros conteúdos semelhantes por aqui? O que acha de sugerir um assunto do seu interesse?

Imagem cortesia de stockimages em freedigitalphotos.net