photodune-11468674-feedback-xsNo ambiente de trabalho muito se fala de um conceito que permite ao funcionário ficar a par dos seus resultados na empresa, que seria basicamente uma resposta dos gestores diante da performance do funcionário perante as suas funções. O conceito é chamado de feedback, uma palavra no inglês que refere-se sobre um processo que ocorre naturalmente e que permite avaliar informações de um passado que pode influenciar o presente ou futuro de uma pessoa.

Por mais que esse termo tenha sido originado no âmbito da ciência, ele passou a ser utilizado com frequência pelas empresas com o intuito de promover o reconhecimento e até mesmo a motivação dos funcionários. Se antes as pessoas tinham “medo” para pedir aos gestores uma opinião sobre a sua performance no ambiente de trabalho, nos dias atuais passou a ser mais que comum solicitar um feedback para o chefe e ter noção sobre a sua postura trabalhando.

Mas não é tão simples assim solicitar um retorno dos gestores perante as suas atividades no trabalho. É mais do que necessário entender que esse tipo de solicitação tem um momento e também o lugar correto para ser questionada, principalmente se a empresa ou o gestor não estão acostumados a realizar esse tipo de “retorno”. Sendo assim, é preciso contar com uma preparação adequada (tanto do funcionário como da empresa) e perguntas consideradas corretas.

E por que o Feedback é importante?

Esse tipo de ferramenta permite à empresa organizar todas as funções que são realizadas pelos funcionários e analisar com cuidado qual a sua performance na empresa. A partir do que fora analisado, a empresa pode usá-la como uma ferramenta poderosa para transmitir a todos os funcionários mais motivação e reconhecimento. Isso acontece pelo fato de os gestores terem a ferramenta como forma de identificar todos os funcionários que têm se sobressaído ou não.

A partir disso é possível utilizá-la para indicar para qualquer trabalhador os resultados perante toda a análise que fora feita. Se ele está indo mal no trabalho, o gestor pode motivá-lo e dizer que espera por resultados positivos no futuro para que ele se sobressaia. E se estiver indo bem é possível reconhecer o seu trabalho com bonificações ou até mesmo efetivando o funcionário de cargo. A ideia é mostrar que a empresa valoriza-o e a ferramenta realmente funciona por ali.

Mas como posso pedir feedback para meu gestor?

Pode não ser algo tão simples, mas antes de qualquer coisa é necessário ter consciência que você solicitou essas informações e caso receba respostas negativas perante a forma como atua na empresa não há porque reclamar, apenas utilizá-la como uma forma de melhorar as suas atividades. O primeiro passo é identificar se a empresa ou o gestor costumam realizar esse tipo de ação e caso não, é necessário conversar com o gestor antes de começar a solicitar a mesma.

A solicitação desse feedback não pode ser a cada uma semana ou todos os dias, é preciso dar um intervalo para que o gestor avalie o seu serviço. Se entrou na empresa há pouco tempo, busque solicitar o feedback em um prazo de 15 ou 30 dias, que é o mais ideal. Além disso, nunca o solicite diante de outras pessoas. A ideia é não constranger o gestor, muito menos você por isso é necessário pedir para conversar a sós e então compartilhar o que você deseja.

Tenha em mente que esse pedido não pode ter um ar de cobrança, a ideia é criar vínculos com o gestor e demonstrar o quanto se preocupa com a sua performance na empresa e deseja evoluir constantemente. Após o gestor começar a falar, apenas escute. Se possuir algum ponto de vista que gostaria de esclarecer, espere ele terminar e depois pergunte se poderia explicar algumas situações. E lembre-se: você solicitou e não terá motivos para se aborrecer no final.