photodune-7871205-coaching-xsCoaching é um processo com metodologia definida que tem como objetivos principais atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades (1). Quando conduzido de forma adequada age como “uma enzima que provoca mudanças voltadas a si própria, uma espécie de fermento do crescimento e da superação pessoal e profissional” (2).

Pode ser entendido como arte e ciência, mas mostra-se um verdadeiro mix de recursos e técnicas na área do comportamento humano (psicologia, sociologia, neurociências) e de ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros. Assim, é verdadeiramente um processo de aprendizagem e de desenvolvimento de competências (comportamentais, psicológicas e emocionais) com o objetivo de conquistar e manter os resultados desejados (4).

Mas o Coaching não é apenas uma técnica a ser prescrita em certas situações. É principalmente uma forma de gerenciar, uma maneira de tratar as pessoas, um jeito de pensar, enfim, um modo de vida (3).

Coaching permite que o potencial das pessoas seja liberado para maximizar sua performance. O coach, ao invés de ensinar, ajuda as pessoas a aprender de forma efetiva. Por isso, pode ser considerado como um processo de aprendizagem não convencional (3).

É um processo que contribui para a transformação de pessoas e grupos pois propõe a reflexão sobre a sua visão de mundo, valores e crenças individuais, bem como o aprofundamento da aprendizagem, a incorporação de novas habilidades e o aumento do estado de prontidão para agir coerente e eficazmente (2).

Para Krausz, estão entre os pressupostos do coaching:
• “As pessoas sabem mais do que acham que sabem.
• “As pessoas possuem recursos nem sempre adequadamente aproveitados para elevar a sua performance.
• “Perguntas adequadas, úteis e estimulantes produzem mais resultados do que ordens e comandos.
• “Toda falha representa uma oportunidade de aprendizagem.
• “Metas desafiantes, porém viáveis, fazem emergir o que de melhor as pessoas possuem.
• “Toda aprendizagem é precedida de alguma forma de experimentação.
• “Querer é o primeiro passo para o poder e o fazer” (2).

Devido sua natureza prática, o Coaching permite obter resultados com menos esforço e num curto espaço de tempo. Coach e coachee, através do estabelecimento de parceria e confiança, são capazes de esclarecer os aspectos que impedem o coachee de atingir suas metas e de definir as ações que este deverá tomar para alcançar o que deseja. O processo de Coaching começa sempre na determinação do estado atual do coachee e onde ele quer chegar, além das ações, posturas, valores e comportamentos deverá investir para atingir o estado desejado. Assim, Coaching é um processo com começo, meio e fim, no qual os resultados desejados devem ser constatados (2).

O coach deve sempre pensar nas pessoas em relação ao seu potencial futuro, e não em relação à sua performance passada. Caso o coach não pense de forma, dificilmente será bem sucedido ao buscar liberar o melhor que existe em seu coachee. A crença positiva do coach é fundamental para o sucesso do processo de coaching (3).

Mas a verdadeira meta do coach é ajudar o coachee a desenvolver consciência e responsabilidade. Segundo Withmore, “construir CONSCIÊNCIA e RESPONSABILIDADE é a essência de um bom processo de coaching” e que a “crença em si mesmo, auto-motivação, escolha, clareza, comprometimento, consciência, responsabilidade e ação são produtos do processo de coaching”.

A crença em si mesmo é construída quando a pessoa toma decisões, escolhe as ações corretas e reconhece sua inteira responsabilidade por erros e acertos. Mas nada é melhor do que o sucesso. Por isso, durante as sessões de coaching é fundamental que o coachee obtenha os resultados desejados. Com o acúmulo de sucessos, não só a crença pessoal do coachee é fortalecida, bem como a crença das outras pessoas sobre ele, o que significa se tornar confiável, ter mais liberdade, receber encorajamento e ter suporte para fazer suas próprias escolhas (3).

Referências:

(1) MARQUES, J.A. Curso de Formação em Personal and Self Coaching: Módulo I. Goiânia: IBC, 2013, apostila de curso.

(2) KRAUSZ, R. Rosa. Coaching Executivo: a conquista da liderança. São Paulo: Nobel, 2007.

(3) WHITMORE, John. Coaching for Performance: Growing Human Potential and Purpose. Fourth edition. Boston: Nicholas Brealey Publishing, 2009.

(4) CARLI, Edson. MARQUES, J.A. Coaching de Carreira – construindo profissionais de sucesso. Goiânia: Editora Ser Mais, 2012.