Se você tem vontade de deixar a sua marca no mundo através de um negócio próprio mas até hoje não fez nada nesse sentido, esse artigo é para você.

Sabendo que muitas pessoas tem o sonho de empreender, mas que poucas abraçam esse sonho, levantei sete crenças principais que impedem alguém de dar o primeiro passo, mostrando o quanto essas ideias podem estar impedindo você de realizar o sonho de ter seu próprio negócio.

1. Preciso de muito dinheiro para começar

Essa é uma das principais razões que dizemos para nós mesmos, principalmente quando queremos mais do que uma renda extra. Mas com o crescimento da internet no Brasil e no mundo, esse canal tem se tornado um espaço excelente para começar com poucos recursos.

Seja um site, blog ou loja, é possível ter sua presença na internet por menos do que R$ 50,00 por mês. Em alguns casos, já incluindo os serviços de configuração das ferramentas.

Já as redes sociais, são todas gratuitas. Você pode começar com uma página ou loja no Facebook, criar um canal no Youtube e engajar seus seguidores via Snapchat. Tudo isso sem gastar nada.

Assim, o que falta para você começar o seu negócio ainda hoje?

 

2. Não tenho ideia do que fazer

Essa é uma razão válida, mas que não se sustenta. Se você não sabe o que fazer, pode ler esse artigo para começar e descobrir algumas ideias de negócios via internet. Lá comento sobre a opção de trabalhar como afiliado, no qual você pode promover os produtos das outras pessoas caso não tenha o seu.

Se pudesse trabalhar com qualquer coisa no mundo, com o que seria?

 

3. Preciso de uma ideia inédita

Nem sempre. Muitas pessoas ganham dinheiro construindo audiência em seus sites e redes sociais para oferecer produtos de outras pessoas. Leia mais aqui.

Mas você também pode construir uma ideia inédita a partir da sua paixão, valores, talentos, conhecimentos e experiência profissional. O que você tem para ensinar é único. E às vezes o que falta é um método para descobrir o que torna você único. Para ajudar você nessa tarefa, acesse o site da minha empresa e descubra como posso te ajudar a criar o seu negócio único.

O que torna você único no mundo?

 

4. Não tenho conhecimento o suficiente

E quem sabe sobre tudo sobre um tópico? O quanto você precisa conhecer sobre um assunto para considerar que domina um tópico. Será que, entre os seus conhecimentos e experiência profissional você não tem algo único que possa ensinar? Ou algo que possa usar para alavancar o seu negócio?

O mais importante sobre um tópico, seja para criar um site / blog, canal no Youtube, página no Facebook, ou até oferecer produtos ou serviços, é ter certeza que quer trabalhar com ele pelos próximos 5 anos no mínimo. Esse cuidado é fundamental para que encontre a motivação necessária para fazer o que precisa ser feito.

Qual assunto você gostaria de ajudar outras pessoas a dominar para resolver os problemas delas?

 

5. Tenho medo de fracassar

Medo, todos temos. Mas o que você precisa ter claro é que o medo não passa de uma criação mental, construída a partir de nossas experiências anteriores. Se temos muitas experiências ruins, ou conhecemos muitas histórias de fracasso nessa área, teremos uma percepção negativa sobre o assunto. Felizmente, da mesma forma que criamos essa ideia a partir do que passou, também podemos criar condições para muda-la. Para isso você pode:

  • Tenha clareza sobre onde quer chegar – defina exatamente o que quer (e não o que não quer) e trace um plano realista para chegar lá;
  • Tenha algum dinheiro separado para investir – separe um valor que deixe você confortável.
  • Busque pessoas que possam te apoiar nessa jornada – de preferência, pessoas que já tiveram sucesso ou estão tendo sucesso em seus negócios. Isso ajuda a melhorar a qualidade dos seus pensamentos e a lidar com a falta de compreensão dos outros.

Quais ações você vai realizar para diminuir ou eliminar o seu medo do fracasso?

 

6. Preciso esperar a crise passar

Esse é um mito controverso pois o que é crise para um, pode ser uma oportunidade para o outro. Quando o mercado cresce e todos investem, fica muito mais difícil de se posicionar e ganhar visibilidade. É preciso mais tempo e recursos para isso. Já no momento em que o mercado se retrai, é possível obter melhores resultados com investimentos menores. Ou seja, acaba se tornando um momento muito interessante para quem quer começar.

Como você pode usar o momento atual da economia para alavancar seu negócio?

 

7. Não tenho tempo

Na verdade, a falta de tempo reflete a falta de interesse e a influência de alguns dos mitos relatados nesse artigo. Quem quer fazer, sempre arranja uma forma. Digo isso por conhecimento próprio. Tenho um trabalho em período integral, enfrento 2-3 horas de trânsito todos os dias, tenho minha filha e minha casa para cuidar, e mesmo assim decidi arrumar tempo para servir a minha missão através do coaching. Por que faço isso? Porque tenho um plano maior para a minha vida. Algo que só o meu trabalho atual não é capaz de me proporcionar.

E se você tem um plano maior para a sua vida, vai encontrar um meio.

O que você tem dito para você mesmo e que tem te impedido de trabalhar pelo seu plano maior?

Imagem cortesia de imagerymajestic em freedigitalphotos.net


Elaine Maria
Elaine Maria

Elaine Maria é especialista em vendas online, coach, administradora, podcaster e blogueira.

    1 Response to "Negócio próprio: 7 crenças que tem impedem de ter o seu"

Comments are closed.