Você já definiu qual é sua prioridade? Quando começamos a organizar a vida, definir nosso foco é importantíssimo para saber onde vamos “colocar” mais dinheiro e onde podemos economizar.

Para isso, existem três perguntas que ajudam a refletir e definir suas prioridades da vida. Dessa forma, você vai transformar muito o seu conceito sobre dinheiro. Porém, antes de responde-las, você precisa ter feito isso.

Como definir sua prioridade?

É importante ter aquele cálculo de quanto vale sua hora de trabalho realmente. Porque esse é o primeiro passo para entender o dinheiro. Dessa forma, percebemos que não estamos falando apenas do valor na conta, mas de nossa própria vida, nossa energia vital que dedicamos àquela atividade.

E isso vale desde o momento que você está no local de trabalho até as horas que gasta no transporte, na preparação e até pensando em suas atividades. Definir sua prioridade é isso: entender quanto tempo você tem para ganhar o dinheiro e conseguir seus objetivos.

E tempo é tudo nessa vida! Nós colocamos nossa energia em nossas atividades, vemos o tempo passar, o relógio nos “comprando” e cada vez mais nós estamos com menos tempo. Por isso, você já pensou se tudo isso vale a pena?

Quando você define uma prioridade, você tem melhor saúde financeira

É por isso que você precisa fazer três perguntas a si mesmo para entender qual é sua prioridade. Na verdade, quando fizer isso, quando souber seus ganhos por hora, ter sua planilha pronta com seus gastos, o que você vai fazer? A resposta é converter o quanto você gasta em cada categoria em horas. Por exemplo: você ganha dez reais por hora trabalhada e, naquela conta, você gastou cem reais. Então, dividindo cem por dez, você tem dez. É assim que você sabe quanto precisa para aquela categoria neste mês. São dez horas do seu tempo para pagar aquela despesa. Agora, vamos às três reflexões!

Como estabelecer prioridades: 3 perguntas vitais

Antes de tudo, para definir sua prioridade, você precisa fazer a primeira pergunta: em matéria de realização, satisfação e valor, o que você teve com esse gasto? Ele é proporcional ao quanto de energia você precisou? É uma categoria que te dá satisfação e realização pessoal? Se sim, isso é positivo em sua vida. Caso não, negativo.

Outra pergunta: esse gasto de energia vital está se harmonizando a seus valores e à sua prioridade de vida? O tempo que você usa para trabalhar, você precisa para esse gasto? Essa realização e satisfação estão em harmonia com seus valores ou é só algo que você faz como compensação? Novamente: esse aspecto é positivo ou negativo com o gasto?

Por último: como esse gasto poderia mudar se você não precisasse trabalhar? É um gasto que você teria em qualquer condição? Se você não precisasse mais trabalhar porque tem uma poupança com renda menor, por exemplo, como seria esse gasto? Seria necessário reduzi-lo, aumenta-lo ou seria a mesma coisa?

Com essas três reflexões, você pode definir qual a prioridade da sua vida. Elas podem ser usadas em cada categoria de gastos. Dessa forma, consegue entender o que realmente quer para si.

Quando falamos sobre isso, parece que é uma questão de separar o que é esperado da gente pela sociedade e o que nós realmente queremos. E isso é algo difícil de se fazer hoje em dia. Justamente porque é mais comum a gente se aceitar quando vê algo que todo mundo fala que deveria ser.

Mas será que é o certo? Nós estamos chegando em um momento de repensar sobre tudo, inclusive modelos de negócio e profissões. Saber qual é sua prioridade neste momento é muito importante. Inclusive para saber onde seu dinheiro – ou melhor, seu tempo – merece ser investido.


Elaine Maria
Elaine Maria

Elaine Maria é especialista em vendas online, coach, administradora, podcaster e blogueira.

    3 replies to "Como ter prioridade lhe ajuda a ter mais saúde financeira!"

Comments are closed.