ID-100260332Quando falamos de clientes, de cara você pode pensa naquela pessoa ou empresa que compra o produto ou serviço que a sua empresa fornece. O que está certo. Mas o conceito de cliente é muito maior do que isso.

Cliente é todo aquele que, direta ou indiretamente, se beneficia do valor que você entrega através do seu trabalho. Ou seja, são seus clientes pessoas como o seu gerente, seus colegas de equipe, colegas de outros departamentos, entre outros. E são seus fornecedores todos os que o ajudam a realizar o seu trabalho.

Essa é uma reflexão muito importante ao se falar sobre o trabalho ideal. O que as vezes pensamos que será o ideal só é assim porque é uma ideia, um sonho a ser atingido. Já pensou em como ele realmente será ao se transformar em trabalho? Será que não deixará de ser assim tão ideal?

Olhar para o seu trabalho, entendendo a proposta de valor que ele agrega a seus clientes é muito melhor do que se focar nas atividades que executa. Por mais que ame o que faz, sempre terá coisas que não gosta de fazer. E isso é totalmente normal. E deve ser até esperado.

Mas quando você entende o quanto o seu trabalho agrega para a comunidade em que está inserido, nesse caso, a empresa, você entende que não precisa estar fazendo o trabalho que “ama” para contribuir com o mundo. A sua contribuição vem de fazer um trabalho que agregue valor para quem depende dele, e que também criará valor para outras pessoas, criando a chamada corrente do bem.

Por isso, ao invés de focar nas coisas que não gosta, o que acha de entender quem são os seus clientes e como você os ajuda a atingir seus próprios resultados? Pergunte a si mesmo: de que forma o meu trabalho colabora para que os meus clientes realizem o trabalho deles?

Para ajudar, desenhe um fluxo de processo (entrada => processamento => saída), buscando entender de quem você é cliente, quais insumos precisa para o seu trabalho, qual o resultado do seu trabalho e como ele afeta o trabalho dos seus clientes.

Com essas reflexões tenho certeza que seu foco vai sair das coisas que não está fazendo e gostaria de fazer para aquilo que você PODE efetivamente fazer e vai dar resultados AGORA. Você concorda com isso?

Imagem cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net