Positive attitudeTodo mundo sabe: ter rotinas é algo muito importante. Mas muitas pessoas não gostam delas e têm dificuldades para adotá-las a seu favor. Isso porque podemos ter uma crença errada sobre as rotinas, a qual pode ter tido origem em alguma experiência ruim que tivemos. Algo como ter que manter uma rotina determinada por terceiros, mas que não fazia sentido para nós.

Mas ter uma rotina que você mesmo determinou, com foco nos objetivos que precisa alcançar, é algo muito poderoso.  Obter um determinado resultado não é obra do acaso, mas sim a soma de várias escolhas corretas. Só conseguimos atingir um objetivo quando traçamos e seguimos um plano, o que significa adotar ações de forma regular, organizada, rotineira.

Assim, precisamos estudar nossos objetivos, traçar as metas adequadas e realizar conforme o plano (leia nossa série sobre planejamento). Até aqui, tudo bem. Mas o que fazer para superar os altos e baixos do dia a dia e conseguir se manter no rumo traçado?

Existem quatro atitudes fundamentais que são capazes de modificar nosso estado interior, nos fazendo retornar a um estado mais proativo. A aplicação delas exige que permaneçamos sempre vigilantes em relação aos nossos pensamentos e sentimentos. A consciência cura e o resultado é imediato.

  • Ao iniciar a execução do plano, eleve sua motivação a um nível muito superior ao padrão anterior – se estiver muito, mas muito animado para adotar ou realizar uma ação, vai demorar mais para bater o desânimo. Assim, como se fosse uma corrida, você conseguirá ir muito mais longe até que o fôlego diminua. Nesse ponto, vai olhar para trás, ver até onde avançou e novamente se motivar pois o caminho já não é mais tão longo quanto no início.
  • Comece cada dia com um objetivo em mente – temos muitos altos e baixos durante o dia-a-dia que podem nos influenciar positiva ou negativamente. A motivação para realizar é algo fundamental, mas não podemos nos deixar levar pela idéia de só agir quando a motivação aparecer. Precisamos aprender a criar a motivação necessária. Para isso desenvolva gatilhos de sucesso, isto é, lembranças, lembretes, imagens ou gestos que o transportem para realizações anteriores e que  tragam o sentimento de alcançar seus objetivos. Isso ajuda a superar o desânimo da rotina.
  • Esteja sempre disposto a aprender – muitas pessoas buscam um resultado, mas sabem pouco sobre como atingí-lo. Como o papel do Coach não é ensinar, e sim ajudar a aprender, sempre busco mostrar o grande diferencial que é conhecer o próprio processo de aprendizado. É o conceito de “aprender a aprender”, ou seja, estar consciente da forma com que você aprende e usar esses recursos para aprender o que você mais precisa.
  • Mude um hábito de cada vez – querer mudar tudo o que não está bom de uma vez é a receita para desistir rápido. Adotar de 1 a 3 novos hábitos durante 21 dias corridos vai internalizar essas ações e fazer com que fique muito mais difícil abandoná-las. Experimente e verá!

Pratique sempre essas quatro atitudes e certamente será capaz de se manter no rumo dos seus objetivos. Afinal, como disse Aristóteles:

“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um efeito, mas um hábito”.