Reciprocidade

Reciprocidade: Você sempre recebe aquilo que dá!

Você já percebeu que nós recebemos aquilo que entregamos para o mundo? A reciprocidade é muito importante quando estamos atrás de uma vida melhor, mais simples e leve.

Uma história sobre reciprocidade

Uma das histórias que mais me encantam sobre reciprocidade é “Sua vida é consequência do que você é”, de Roberto Shinyashiki. Ela está presente no livro Prosperidade Contínua, da editora Martin Claret. É uma ótima obra, bem curta, com textos de diversos autores, que falam sobre prosperidade.

Um filho e um pai caminhavam por um montanha. De repente, o menino cai, se machuca e grita:

– Ai!

Para a sua surpresa, escuta a sua voz se repetindo, em algum lugar da montanha:

– Ai!

Curioso pergunta:

– Quem é você?

Recebe outra resposta:

– Quem é você?

Contrariado, grita:

– Seu covarde!

Olha para o pai e pergunta, aflito:

– O que é isso?

O homem sorri e fala:

– Meu filho, preste atenção.

Então, o pai grita em direção à montanha:

– Eu admiro você!

A voz responde:

– Eu admiro você!

De novo, o homem grita:

– Você é um campeão!

O menino fica espantado. Não entende. O homem explica:

– As pessoas chamam isso de eco, mas, na verdade, isso é a vida. Ela lhe dá de volta tudo o que você diz, o que você faz.

Nossa vida é simplesmente o reflexo de nossas ações. Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu coração. Se você quer mais competência na sua equipe, desenvolva sua própria competência. O mundo é a prova da nossa capacidade. Tanto no plano pessoal quanto no profissional. A vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela.

O que é reciprocidade?

A reciprocidade significa “mutualidade”. Ou seja: colher o que você planta. Esse trecho do livro é muito importante porque destaca bastante isso: nós não vamos colher bananas se estamos plantando batatas.

Muitas vezes, nós esperamos que as pessoas façam algo para nós, mas não temos reciprocidade. Não fazemos por elas o que nós gostaríamos que fizessem por nós. E é muito difícil conseguir que as pessoas busquem e façam aquilo que você gostaria. Afinal, a reciprocidade existe: elas vão te tratar da forma como são tratadas.

O que você tem obtido e dado para mudar isso? O que você está plantando? Tudo o que você quer no futuro, precisa começar hoje. Se quer mais saúde, prosperidade, uma vida melhor, você precisa começar a plantar hoje e agir nessa direção.

Para começar esse “processo” de reciprocidade, o primeiro passo é identificar onde você está, qual é sua situação atual, e começar a traçar as ações que você precisa realizar para conseguir os objetivos que deseja.

Reflita sobre isso e pense o que você precisa fazer para atingir seus objetivos. Ter uma vida diferente e conseguir aquilo que busca só depende de você. E não importa o que está lá fora, o que falam sobre crise, pois isso sempre irá existir. Foque no que você deseja e você consegue!

About The Author

Elaine Maria

Elaine Maria é Especialista em Prosperidade Sustentável, Coach e Educadora Financeira. Ajuda você a (re) organizar sua vida e suas finanças e ter dinheiro para fazer o que quiser.