ID-10058330Pela natureza da nossa profissão, administradores tem uma visão mais holística sobre a organização, o que nos permite atuar nas mais diferentes áreas e produzir resultados excelentes. Mas isso pode ser um problema quando sentimos a necessidade de seguir novos caminhos, seja para fazer uma renda extra ou empreender.
Por essa razão, pensando principalmente na situação atual e como as pessoas buscam alternativas para ter uma renda extra, separei dez atividades que nós administradores podemos considerar realizar com certa facilidade e comodidade, pois são opções para se trabalhar usando a internet.

1. tenha um site / blog e ganhe comissão como afiliado

Você escolhe um tópico que goste e que as pessoas se interessem e criar um blog para compartilhar conteúdo de qualidade sobre o assunto. Investe em SEO e otimiza o blog para buscas orgânicas. Cria uma página no Facebook e compartilha o conteúdo por lá. Começa a ganhar seguidores, e os convida para se tornarem leads (cadastros na sua lista de emails). Agora você começa a se relacionar com essa lista, enviando conteúdos ainda mais exclusivos. Então, depois de algum tempo, você descobre produtos e serviços que podem ser do interesse das pessoas cadastradas na sua lista e oferece a elas, sem compromisso. Esse é o trabalho do afiliado: promover produtos e serviços para sua lista que sejam do interesse dela.
É um trabalho que exige paixão e alguma dedicação, principalmente no começo. Primeiro, porque você precisa gostar daquilo que está falando. Segundo, porque vai precisar estudar sobre outros assuntos como Blog, Marketing de Conteúdo, SEO, e outros.
Mas é um trabalho com retorno garantido se bem planejado. Posso falar por experiência própria.

2. atue como investidor para você, família e conhecidos

Se você tiver conhecimento, determinação e o desejo de trabalhar no mercado de ações, pode fazer uma renda extra investindo o seu dinheiro e/ou o dinheiro de amigos e familiares na bolsa. Atualmente é possível operar totalmente via internet através do Home Broker. Só precisa conhecer de mercado financeiro. Para saber mais sobre Home Broker, recomendo essa leitura.

3. escreva conteúdo

Outra boa opção, que vai exigir pouco ou nenhum investimento, é escrever textos para sites, blogs, empresas, e outros. Basta procurar uma empresa séria para fazer a intermediação entre o seu trabalho e o cliente e pronto! Você já pode começar a escrever por demanda. Existem dois sites dos quais já usei os serviços e gostei. Por isso, estou indicando caso tenha interesse em ganhar dinheiro escrevendo. São eles textbroker.com.br e redaweb.com.br.

4. faça tutoria online

Com o crescimento do e-learning e do EAD, também cresce a demanda por tutores para turmas de cursos online. Mas é importante que você saiba que tutor é diferente de professor. Em geral, os professores criam os conteúdos, escrevem os textos, gravam vídeos, e tudo o que é relacionado à matéria em si. Já o tutor apoia, orienta, acompanha e facilita a aprendizagem do aluno no meio virtual. Ou seja, garante que ele consiga realizar todas as atividades necessárias para que o aprendizado aconteça. Se você gosta de ajudar pessoas, vai gostar dessa atividade. Para saber mais, leia esse artigo.

5. tenha um canal de conteúdo no Youtube

Em conjunto ou não com um site, ter um canal no Youtube gera visibilidade e garante o engajamento de quem assiste. E quanto mais pessoas assinarem e assistirem aos vídeos, mais você pode ter uma renda extra através de anúncios nos seus vídeos ou oferecendo produtos para seus seguidores. Mas, da mesma forma que o site / blog, você precisa acertar na combinação paixão + interesse do público para que o seu canal se torne um sucesso. Para saber por onde começar, clique aqui.

6. tenha uma loja virtual – produtos seus ou de terceiros

Essa forma vai exigir um pouco mais de você. Além de precisar criar um site / blog / loja virtual, e ter que estudar sobre Blog, Marketing de Conteúdo, SEO, e outros, você vai precisar investir em produtos para serem vendidos, ou encontrar parceiros para vender os produtos deles como se fossem seus. Mas não se preocupe. Atualmente é muito mais fácil criar, configurar e manter uma loja virtual, mesmo que você precise chegar em casa todos os dias e fazer pacotes, colar etiquetas e preparar para enviar via correio.
Gosto muito dessa opção. Eu mesma já tive loja virtual e adorei a experiência. Mas eu vendia produtos nos quais acreditava. Por isso, caso tenha vontade de ter um negócio parcialmente físico, preocupe-se não só com a rentabilidade, mas em quanto você acredita nos produtos.
Quanto mais você acreditar, mas fácil de vender.

7. faça traduções

Se você domina um idioma, essa pode ser uma ótima oportunidade de renda extra. Você pode oferecer seus serviços em sites como o freela.com.br ou se cadastrar em sites específicos como o onehourtranslation.com. Em geral, o pagamento é por palavra, tendo uma quantidade mínima por texto.

8. dê consultoria para elaboração e revisão de monografias

Esse é outro mercado que cresce com o aumento da procura por cursos de nível superior. Mesmo tendo um professor responsável, muitas pessoas tem inúmeras dúvidas sobre como começar sua monografia. Criar um site / blog com dicas nessa área e oferecer os serviços de consultoria na elaboração e revisão são uma ótima forma de conseguir clientes.

9. ministre aulas particulares ou em grupo

Se você tem alguma especialização, experiência profissional diferenciada ou qualificação como professor, pode oferecer os serviços de reforço escolar, aulas de idiomas, grupos de apoio para atividades específicas (como passar em concursos), entre outros.

10. crie e venda infoprodutos

Da mesma forma que aulas particulares, você pode usar sua paixão, seus conhecimentos, experiência profissionais, habilidades, para criar produtos e serviços únicos e que atendam demandas específicas. Muitas pessoas hoje já lucram com esse tipo de negócio, oferecendo soluções atrativas para quem precisa queimar etapas e quer resultados rápidos.
Imagem cortesia de freedooom em freedigitalphotos.net

Elaine Maria
Elaine Maria

Elaine Maria é especialista em vendas online, coach, administradora, podcaster e blogueira.

    6 replies to "10 formas de ter uma renda extra na internet"

    • […] é uma razão válida, mas que não se sustenta. Se você não sabe o que fazer, pode ler esse artigo para começar e descobrir algumas ideias de negócios via internet. Lá comento sobre a opção de […]

    • Marcos Ribeiro

      Bom artigo.

    • Henrique

      Obrigado.

    • Daniel Silva

      Como Estou Precisando Aprender !!

      Mas a Concorrência na Internet também é imensa ! E nos Deixa cada vez menos Confiantes !

      • Elaine Maria Costa

        Daniel, a concorrência pode ser grande, mas existe um espaço que é só seu. Você tem algo único para contribuir com o mundo, que fará o seu negócio crescer e se fortalecer. Invista no seu autoconhecimento e o sucesso virá.

        Grande abraço!

        • Daniel Silva

          Obrigado Elaine,

          Agora me Sinto Muito Mais Motivado com estas Suas Palavras !!

          Muito Obrigado Mesmo !!

Comments are closed.