A consciência cura. Conhecer nossos valores é um grande salto no processo de autoconsciência pois os valores, junto com as crenças, formam o conjunto mais importante de informações que pode ter sobre si mesmo.

Os valores são guias que orientam as nossas escolhas. Conhecer os seus valores e o valor principal dá pistas de porque você está se sentindo insatisfeito, ansiando por mudanças.

Existem várias formas de trabalhar nossas preferências para descobrir os nossos valores. Durante o trabalho que faço com meus clientes uso algumas delas para construir esse senso de valor, mas particularmente gosto de partir de três pontos antes de fazer qualquer exercício. Acredito que esses pontos dizem mais sobre nós do que podemos imaginar. Por isso convido você a refletir sobre eles.

– livros – quais os tipos de livros q você gosta de ler? Qual é seu livro de cabeceira? Qual o assunto principal desse livro? O que mais gosta nele? O que mais detesta? Como pode usar o que mais gosta para solucionar o que mais detesta?

– filmes – qual é o tipo de filme que você mais gosta? Qual foi o último filme que mais gostou? Qual o assunto principal? O que mais gosta nele? O que mais detesta? Como pode usar o que mais gosta para solucionar o que mais detesta?

– páginas que acompanha no Facebook – o algoritmo dessa rede social entende nossas preferências e traz aquilo que mais curtimos – o que você mais curte no face? O que mais tem aparecido para vc? Qual foi a mensagem que mais gostou hoje? Qual é o assunto dessa mensagem? O que mais gosta nele? O que mais detesta? Como pode usar o que mais gosta para solucionar o que mais detesta?

As nossas preferências seguem nossos valores. Mas o que acontece se você não gostou das suas preferências hoje? Existem duas razões para esse tipo de situação: motivação ou falta de conhecimento.

A primeira significa que a sua motivação atual está superando os seus valores, como quando queremos agradar alguém importante que tem uma visão de mundo diferente da nossa. Isso é muito ruim pois agir na contramão dos nossos valores é uma agressão interior, mesmo que inconsciente. Se esse é o seu caso, avalie o que está motivando você a continuar e dedica se é mesmo o melhor para você.

A outra é quando você se conhece pouco e tem poucos objetivos bem definidos. Você acaba aceitando o que vier, principalmente a influência dos outros. Nesse caso é necessário se recolher, fazer um jejum de informações, retomar o contato consigo mesmo e se perguntar: o que é realmente importante para mim?