Nós somos a média das pessoas com quem mais convivemos. Isso significa que, para o bem ou para o mal, afetamos e somos afetados pelo grupo. Isso não significa que temos que abrir mão do convívio com pessoas que não possuem os mesmos interesses que nós, e sim que podemos potencializar nossos resultados procurando conviver com pessoas que busquem o mesmo que nós.
Isto é, aprender a usar o poder do grupo a nosso favor. A convivência é um fator muito forte na formação do caráter do ser humano. Conviver com as pessoas que escolhemos, e para as quais também contribuímos, é uma ótima maneira de acelerar o nosso desenvolvimento.
Você pode procurar por grupos que se reúnem presencialmente ou virtualmente. Nos dois casos, os benefícios são grandes. Mas como nosso tempo é um recurso cada vez mais escasso, buscar por grupos no Facebook ou no WhatsApp também são boas opções.
Mas lembre-se que o poder do grupo está na reciprocidade. Assim, contribuir para o crescimento de todos deve ser prioridade.
Afinal, se somos a média do grupo que convivemos, aumentar essa média é bom para todos.
Como está o seu grupo hoje? Como quer que seja? O que vai fazer para mudar essa situação?

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriter, além de Administradora, Coach e Blogueira.