Nesse episódio compartilho a resenha do filme Mãos Talentosas – A história de Ben Carson. Segue o texto.
Mãos talentosas – a história de Ben Carson
Filhos de família desfeita, Ben Carson e seu irmão tinham tudo para não obter grandes conquistas na vida e serem apenas trabalhadores humildes, ou até seguir o caminho da violência. Mas sua mãe acreditava no potencial dos dois e, embora não sabendo ler, acompanhava e incentivada seus filhos a ir alem.
Ben não estava indo bem na escola. Felizmente, sua mãe percebeu o problema – o menino estava com dificuldade de enxergar – e o resolveu. Assim, Ben começou a melhorar na escola, mas seu desempenho era mediado.
O principal lazer dos irmãos era a televisão e dedicavam apenas o tempo suficiente aos estudos. Ao prestar serviço de limpeza na casa de um professor muito bem de vida, a mãe dos meninos percebe que seu sucesso está, de alguma forma, associado à leitura de inúmeros livros. Assim, chegando em casa, a mãe restringe o uso da TV, lhes dá a tarefa de ler dois livros por semana, resumi-los e apresentar a ela. É claro que eles não gostam, no começo, mas logo a obrigação se transforma em gosto e os irmãos, em rapazes com bom conhecimento do mundo.
Ao chegar à adolescência, Ben muda de escola e passa a conviver com outra realidade. Agora, moda e fama passam a ser mais importantes do que as lições e Ben começa a achar que a mãe está errada em não lhe dar as roupas que deseja. Chega até a ficar violento com ela. Mas, outra vez, a sabedoria de sua mãe é impar e ela o faz ver como é difícil pagar as contas com a renda que recebe.
Ben torna-se aluno de medicina em Yale e, logo, descobre que deseja ser neurocirurgião. Mas os estudos não vão tão bem e Ben começa a se sentir irritado com suas dificuldades. É quando tem um sonho no qual precisa resolver um problema mas os livros somem. Então vê sua mãe ao fundo da sala dizendo: “Você não precisa do livro. Você tem o livro dentro de você”. Ele acorda e sai correndo pois está atrasado para a prova da matéria do seu sonho e, coincidência ou não, o problema com que sonhou caiu na prova.
Agora adulto, Ben candidata-se a uma vaga na neurologia do hospital Johns Hopkins. Muitos são os candidatos e poucas as vagas, mas Ben se sobressai ao mostrar sua crença no milagre que o cérebro é e por ter um grande coisa em comum com o diretor no hospital: o gosto pela musica clássica.
Como residente do Johns Hopkins, ele passa por muitos desafios até se tornar o melhor neurocirurgião do hospital, sendo reconhecido dessa forma internacionalmente. É assim que ele trata do caso de Gêmeos ligados pelo crânio, fazendo uma cirurgia nunca tentada antes, com a participação de várias equipes de especialidades, e que foi um tremendo sucesso.
Conclusão
Realmente a influencia dos pais é parte fundamental para o sucesso de seus filhos. Isso não quer dizer que uma pessoa com problemas na criação não possa se tornar fabulosa. Na verdade, a vontade, antes de qualquer coisa, deve ser da própria pessoa. O filme nos mostra como a condição social não é fator determinante para o sucesso de alguém. Só a força de vontade é.
Podcast: Reproduzir em uma nova janela | Baixar
Assine o podcast Apple Podcasts | Android | RSS

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriter, além de Administradora, Coach e Blogueira.