O nosso propósito de vida vai além de todas as áreas da nossa vida e está diretamente relacionada ao nosso LEGADO, aquilo que desejamos deixar para as futuras gerações. Mas existem várias crenças em torno desse conceito que podem atrapalhar em descobrir e viver o seu propósito. Algumas delas até aparentemente coerentes. Por isso é preciso conhecê-las e reconhece-las dentro de você para abrir a porta a uma nova percepção sobre o seu propósito.
Crença: “Meu trabalho é o meu propósito de vida. ”
Desconstruindo: Ao contrário do que pensamos o trabalho que realizamos é apenas uma parte do nosso propósito. Nós realizamos esse propósito todos os dias, não importa o trabalho ao qual estejamos vinculados. Se ele termina, como quando saímos do emprego atual ou nos aposentamos, continuamos a servir o nosso propósito.
Crença: “Meu papel social é o meu propósito de vida. ”
Desconstruindo: da mesma forma que o trabalho, nosso papel social é outra forma de servimos ao nosso propósito. Como mãe, pai, filho, chefe, coordenador, voluntário temos a oportunidade de colocar o seu propósito em ação, mas ele está além desses papéis.
Crença: “Não estou vivendo o meu propósito hoje.”
Desconstruindo: há uma crença de que algo muito significativo precisa acontecer encontrarmos e servimos nosso propósito. Mas isso não é verdade. Todos estamos vivenciando os nossos propósitos a cada dia, de alguma maneira.
Crença: “Não sou importante para ter um propósito.”
Desconstruindo: não importa o tamanho: o seu propósito é importante para alguém. Grandes eventos não foram gerados apenas por grandes decisões. Basta ver hoje como as redes sociais fazem empresas e governos mudarem de atitude diante da manifestação das pessoas. São pessoas importantes ou conhecidas? Nem sempre. Mas cada um, fazendo a sua parte, pode mudar as coisas para melhor.
Crença: “O meu propósito de vida tem que ser grande ou ajudar muitas pessoas.”
Desconstruindo: não necessariamente. Basta imaginar as pessoas que influenciaram a vida dos grandes gênios da humanidade. Embora essas pessoas não sejam famosas ou não tenham realizados grandes feitos, elas colaboraram na formação de grandes seres humanos. E tenho certeza que, não fosse por elas, esses grandes homens e mulheres não teriam alcançado seus feitos. Por isso, um propósito não é pequeno ou grande: ele é único para cada pessoa.
Você já havia pensado sobre isso? Como é saber que você hoje já serve ao seu propósito de vida, mesmo que não tenha clareza sobre ele?

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Tráfego Pago e Copywriter, além de Administradora, Coach e Blogueira.